banner portal empregos

Como preparar a entrevista de emprego

Se o/a chamaram para uma entrevista, é fundamental que se prepare a 100%. Para isso, terá de investigar e estudar muito bem a empresa, as áreas de negócio, o tipo de atividade, entre outras coisas. Deve chegar à empresa a dominar o que a mesma faz, um pouco da sua história e de que forma poderá contribuir futuramente. Hoje em dia, na era da globalização, não há razão para não se preparar convenientemente.

Ensaie

Investigue um pouco os modelos de entrevistas na sua área e tente ensaiá-los. Há sempre três ou quatro perguntas, pelo menos, que é certo que lhe irão fazer. Se se aplicar na preparação, é mais provável que se saia bem em grande parte da entrevista.

A primeira impressão

Lembre-se sempre que a primeira impressão é a que conta. Por mais que se esforce depois, se der uma má imagem inicial, será essa que vai ficar. Dentro desta ideia, não descure em momento algum a apresentação. Há algumas coisas que poderá ter em conta:
Vista-se bem mas não exageradamente formal;
No caso das mulheres, deve-se evitar roupas mais arrojadas como mini saia ou decotes;
Evite perfumes muito fortes;
Leve o cabelo arranjado;
Tenha uma postura formal mas tente mostrar-se, ao mesmo tempo, descontraído;
Opte por tons mais neutros.

Conheça os seus pontos fortes

Pense bem quais são as suas competências chave, aquelas que o fazem destacar-se. Os maiores feitos profissionais alcançados e as experiências que mais o marcaram. São estes pontos positivos que terá de referir durante a entrevista. Não disperse, nem dê importância a detalhes pouco ou nada significativos.

Explique o seu percurso

Não se limite a debitar o seu currículo. Quem está a contratar já o viu e até foi por isso que o chamaram. O recrutador está interessado em si e na sua história. Crie uma sequência narrativa do seu percurso académico e profissional, até à data. Explique as suas escolhas e decisões. Mais do que números, as empresas procuram pessoas com as quais se identificam.

Demonstre porque é uma mais valia

Tudo se resume a isto. Por muito bom e competente que seja, a verdade é que terá de justificar a quem está à sua frente porque é o candidato certo para o lugar. Você tem para oferecer o que eles procuram. É esta a mensagem. Demonstre como o seu perfil se enquadra na estrutura da empresa e as suas competências vão ao encontro das necessidades.

© 2021 Portal de Emprego ISLA. Todos os direitos reservados.